Vendas de café têm impulso no mercado brasileiro após alta de preços, diz Cepea

Vendas de café têm impulso no mercado brasileiro após alta de preços, diz Cepea

SÃO PAULO (Reuters) – A forte alta nos preços do café arábica nos últimos dias no mercado interno aqueceu as vendas da commodity, ainda que a colheita da safra 2015/16 no Brasil tenha avançado em todas as principais regiões, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça-feira.

“A valorização do grão atraiu produtores, que aumentaram o volume disponível. Apesar de muitos ainda reservarem cafés de maior qualidade para o cumprimento de contratos, negócios envolvendo o grão do tipo 6 têm sido captados com frequência pelo Cepea desde meados da semana passada”, disse o instituto da Universidade de São Paulo (USP).

O aumento nos preços internos, disse o Cepea, está atrelado à necessidade  de compra por parte de alguns agentes, à forte valorização do dólar frente ao real e à alta nos valores externos.

Na segunda-feira, o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor , posto em São Paulo, fechou a 432,57 reais/saca de 60 kg, aumento de 4,36 por cento em relação à segunda da semana anterior.

Na Bolsa de Nova York (ICE Futures), o contrato de arábica com vencimento em setembro avançou quase 3 por cento na mesma comparação, apontou o Cepea.

Em julho, o preço do arábica registrou média de 414,50 reais/saca, 2,25 por cento inferior à de junho, com pressão da colheita, disse o Cepea, ressaltando que a desvalorização mensal só não foi maior por conta da reação nos valores na última semana do mês.

Até o final do mês passado, a colheita havia ultrapassado a metade da safra prevista no maior produtor e exportador mundial de café, segundo dados do Cepea.

“Produtores têm disponibilizado mais lotes para prova, influenciados pela alta no preço e também pela necessidade de ‘fazer caixa’ para finalizar a colheita”, disse o Cepea.

A instituição observou ainda que, nos próximos dias, segundo a Climatempo, o tempo deve continuar seco em todas as regiões produtoras de arábica, o que favorece a colheita e, consequentemente, eleva o volume de entrega de cafés nos armazéns.

Apesar da queda ante junho, a cotação de julho ficou 6,87 por cento acima do mesmo mês em 2014 (em termos nominais), comentou o Cepea.

O post Vendas de café têm impulso no mercado brasileiro após alta de preços, diz Cepea apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

13 de dezembro de 2018 10:42

470 visualizações, 0 hoje