Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Ventilação em galpões para a criação de coelhos

DESTAQUES, Ventilação em galpões para a criação de coelhos 16 de outubro de 2018

Ventilação em galpões para a criação de coelhos

A ventilação é um fator de grande importância, principalmente nas criações em ambientes internos como galpões, para eliminar a umidade, no inverno, e para manter a temperatura dentro de certos limites, no verão. Além disso, o seu objetivo é proporcionar, sempre, um ar puro aos animais e, ao mesmo tempo, eliminar o ar viciado, mas sem provocar a formação de correntes de ar, sempre prejudiciais aos coelhos.


Os próprios animais nos dão indicação das condições do ambiente dentro dos galpões. Quando ficam encolhidos, pêlos arrepiados, tremendo e com coriza, estão demonstrando claramente que o galpão está muito frio e úmido, o que causa prejuízos ao criador devido ao aumento relativo do consumo de ração e os riscos de começarem a surgir doenças. Por esse motivo, uma boa ventilação nos galpões é de grande importância e deve ser planejada com cuidado, sendo levados em consideração a idade e a categoria dos coelhos, o modelo ou tipo das gaiolas ou coelheiras, as condições do clima, etc.

A ventilação pode ser natural ou artificial, com o uso de exaustores ou de ventiladores. Por ser mais prática e barata, recomendamos a natural, sempre que possível.

Ventilação natural

Este método consiste no aproveitamento do fato de o ar quente se elevar e de o ar frio baixar , tomando o seu lugar nas camadas inferiores. O aquecimento do ar dentro dos galpões é causado, principalmente, pela irradiação do calor corporal dos coelhos. Os galpões abertos não apresentam, em geral, problemas de ventilação, desde que o número de animais dentro dele seja compatível com a sua capacidade, não havendo excesso ou superpopulação de coelhos.

Para melhorar a ventilação, nesse caso, podemos tomar uma das seguintes medidas: colocar um lanternim no telhado; abrir um certo número de respiradouros em determinados pontos das paredes, o que permite a lenta penetração e difusão do ar puro, exterior, no ar viciado de dentro do galpão; colocar uma camada de tijolos furados em alguns pontos das paredes e a nível inferior ao dos pisos das gaiolas.

Ventilação artificial ou mecânica

Devido aos custos com a aquisição de exaustores ou de ventiladores e as despesas de operação e de manutenção, só devem ser usados quando não for possível utilizar a ventilação natural.

Ventiladores e exaustores elétricos

Quando os usarmos, suas tomadas de ar devem ser indiretas, para evitar a formação de correntes de ar sobre os coelhos. Sendo empregados ventiladores e exaustores podemos, com mais facilidade e maior controle, melhorar as condições do ambiente e a ventilação, para o que basta regularmos a velocidade desses aparelhos, de acordo com as necessidades, inclusive automaticamente, com o uso de termostatos que fazem com que eles entrem em funcionamento quando a temperatura atinge determinado limite, desligando-os quando ela volta ao normal.

Esses ventiladores podem ser reversíveis, aspirando ar puro para dentro do galpão, principalmente no verão, para baixar a temperatura interna, ou expulsando o ar viciado, quando for o caso. A superfície varia de acordo com a potência dos ventiladores e exaustores. Os ventiladores não devem ser colocados sobre portas ou janelas, para que o ar possa percorrer o maior trajeto possível, dentro do galpão.

O post Ventilação em galpões para a criação de coelhos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

131 total de visualizações, 2 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café