Ventilação em galpões para a criação de coelhos
Os próprios animais nos dão indicação das condições do ambiente dentro dos galpões. Quando ficam encolhidos, pêlos arrepiados, tremendo e com coriza, estão demonstrando claramente que o galpão está muito frio e úmido, o que causa prejuízos ao criador devido ao aumento relativo do consumo de ração e os riscos de começarem a surgir doenças. Por esse motivo, uma boa ventilação nos galpões é de grande importância e deve ser planejada com cuidado, sendo levados em consideração a idade e a categoria dos coelhos, o modelo ou tipo das gaiolas ou coelheiras, as condições do clima, etc.
A ventilação pode ser natural ou artificial, com o uso de exaustores ou de ventiladores. Por ser mais prática e barata, recomendamos a natural, sempre que possível.
Ventilação natural
Para melhorar a ventilação, nesse caso, podemos tomar uma das seguintes medidas: colocar um lanternim no telhado; abrir um certo número de respiradouros em determinados pontos das paredes, o que permite a lenta penetração e difusão do ar puro, exterior, no ar viciado de dentro do galpão; colocar uma camada de tijolos furados em alguns pontos das paredes e a nível inferior ao dos pisos das gaiolas.
Ventilação artificial ou mecânica
Ventiladores e exaustores elétricos
Esses ventiladores podem ser reversíveis, aspirando ar puro para dentro do galpão, principalmente no verão, para baixar a temperatura interna, ou expulsando o ar viciado, quando for o caso. A superfície varia de acordo com a potência dos ventiladores e exaustores. Os ventiladores não devem ser colocados sobre portas ou janelas, para que o ar possa percorrer o maior trajeto possível, dentro do galpão.
O post Ventilação em galpões para a criação de coelhos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.