Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Ventilação em galpões para a criação de coelhos

DESTAQUES, Ventilação em galpões para a criação de coelhos 16 de outubro de 2018

Ventilação em galpões para a criação de coelhos

A ventilação é um fator de grande importância, principalmente nas criações em ambientes internos como galpões, para eliminar a umidade, no inverno, e para manter a temperatura dentro de certos limites, no verão. Além disso, o seu objetivo é proporcionar, sempre, um ar puro aos animais e, ao mesmo tempo, eliminar o ar viciado, mas sem provocar a formação de correntes de ar, sempre prejudiciais aos coelhos.


Os próprios animais nos dão indicação das condições do ambiente dentro dos galpões. Quando ficam encolhidos, pêlos arrepiados, tremendo e com coriza, estão demonstrando claramente que o galpão está muito frio e úmido, o que causa prejuízos ao criador devido ao aumento relativo do consumo de ração e os riscos de começarem a surgir doenças. Por esse motivo, uma boa ventilação nos galpões é de grande importância e deve ser planejada com cuidado, sendo levados em consideração a idade e a categoria dos coelhos, o modelo ou tipo das gaiolas ou coelheiras, as condições do clima, etc.

A ventilação pode ser natural ou artificial, com o uso de exaustores ou de ventiladores. Por ser mais prática e barata, recomendamos a natural, sempre que possível.

Ventilação natural

Este método consiste no aproveitamento do fato de o ar quente se elevar e de o ar frio baixar , tomando o seu lugar nas camadas inferiores. O aquecimento do ar dentro dos galpões é causado, principalmente, pela irradiação do calor corporal dos coelhos. Os galpões abertos não apresentam, em geral, problemas de ventilação, desde que o número de animais dentro dele seja compatível com a sua capacidade, não havendo excesso ou superpopulação de coelhos.

Para melhorar a ventilação, nesse caso, podemos tomar uma das seguintes medidas: colocar um lanternim no telhado; abrir um certo número de respiradouros em determinados pontos das paredes, o que permite a lenta penetração e difusão do ar puro, exterior, no ar viciado de dentro do galpão; colocar uma camada de tijolos furados em alguns pontos das paredes e a nível inferior ao dos pisos das gaiolas.

Ventilação artificial ou mecânica

Devido aos custos com a aquisição de exaustores ou de ventiladores e as despesas de operação e de manutenção, só devem ser usados quando não for possível utilizar a ventilação natural.

Ventiladores e exaustores elétricos

Quando os usarmos, suas tomadas de ar devem ser indiretas, para evitar a formação de correntes de ar sobre os coelhos. Sendo empregados ventiladores e exaustores podemos, com mais facilidade e maior controle, melhorar as condições do ambiente e a ventilação, para o que basta regularmos a velocidade desses aparelhos, de acordo com as necessidades, inclusive automaticamente, com o uso de termostatos que fazem com que eles entrem em funcionamento quando a temperatura atinge determinado limite, desligando-os quando ela volta ao normal.

Esses ventiladores podem ser reversíveis, aspirando ar puro para dentro do galpão, principalmente no verão, para baixar a temperatura interna, ou expulsando o ar viciado, quando for o caso. A superfície varia de acordo com a potência dos ventiladores e exaustores. Os ventiladores não devem ser colocados sobre portas ou janelas, para que o ar possa percorrer o maior trajeto possível, dentro do galpão.

O post Ventilação em galpões para a criação de coelhos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

91 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café
  • Cobertura de café

    de em 29 de maio de 2019 - 0 Comentários

    Cobertura de café Ingredientes 1copo americano de pó de café 4 xícaras de creme de leite 4 gemas 400 gr de açúcar Modo de Preparo 1 Misture o pó de café com duas xícaras de creme de leite. 2 Coloque a mistura em banho Maria e deixe cozinhar por cinco minutos mexendo sempre. 3 Passe […]

    O post Cobertura de café apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

  • Batida de café

    de em 28 de maio de 2019 - 0 Comentários

    Batida de café Misture bem 1 cálice de uma boa cachaça com a cobertura de café (receita abaixo) – 2 colheres de sopa. Se você quiser, é possível substituir a cachaça por vodka ou outro destilado de sua preferência. Sirva em cálice ou copo de batida. Destile e divirta-se! Receita da Cobertura de café Ingredientes […]

    O post Batida de café apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

  • Como Recuperar um Casamento Falido

    de em 29 de maio de 2019 - 0 Comentários

    Curso Como Recuperar um Casamento Falido As crises são situações que surgem dentro de qualquer relacionamento interpessoal. No casamento, elas podem e devem ser superadas com boa vontade e uma dose de inteligência emocional Antes que uma crise se manifeste, surgem sinais de que algo não está bem na relação, colocando em alerta o casal. Desentendimentos […]

    O post Como Recuperar um Casamento Falido apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

  • ÉCLAIR CAFÉ

    de em 18 de junho de 2019 - 0 Comentários

    ÉCLAIR CAFÉ INGREDIENTES Massa choux: 250ml de leite 120gr de manteiga 5gr de açúcar 125gr de farinha de trigo 250gr de ovos Creme confeiteiro de café 250ml de leite 70gr de açúcar 1 fava de baunilha 10gr de café 60gr de gemas 25gr de maisena MODO DE PREPARO Massa 1- Reúna o leite, a manteiga […]

    O post ÉCLAIR CAFÉ apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

  • Rabanada com panetone

    de em 11 de junho de 2019 - 0 Comentários

    Rabanada com panetone Ingredientes 4 fatias grossas de panetone Café ou leite na proporção de seu agrado 2 ovos batidos Açúcar ou canela para peneirar por cima Óleo para a fritura Modo de Preparo 1 Misture o café ou leite em um prato na proporção de seu agrado. Mergulhe as fatias de panetone, uma a […]

    O post Rabanada com panetone apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.