5 efeitos terapêuticos do café

5 efeitos terapêuticos do café

café é um dos produtos mais vendidos do mundo. A cada ano, estima-se que são consumidas em torno de 400 bilhões de xícaras da bebida. Todos os dias, milhões de pessoas iniciam seu dia com uma ou mais porções de café. Os benefícios do grão vão muito além de simplesmente espantar o sono e conhecer seus efeitos é importante, pois nos ajuda a valorizar a bebida e suas consequências para nossa saúde.

VEJA A SEGUIR OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DO CAFÉ E COMO APRECIÁ-LOS:

1. AnalgésicoÉ comprovado que o café tem efeitos positivos para reduzir dor de cabeça e outros mal estares em geral. Para aliviar a dor de uma inflamação de ouvido, por exemplo, consumir pequenas doses de café preto pode ser muito eficiente. Além disso, o café também auxilia na redução de dores desencadeadas por problemas reumáticos ou artrites.

2. Diurético

Devido aos níveis de cafeína presentes no café, consumi-lo pode provocar a vigília, mantendo as pessoas mais alertas, e também combater a retenção de líquidos.

3. Laxante

Todas as bebidas quentes podem funcionar como estimulantes para a digestão, inclusive o café. A vantagem da bebida é que, além de aumentar a temperatura, ela acelera o ritmo cardíaco, o que aumenta a circulação do sangue e o oxigênio no intestino, melhorando consequentemente a digestão. O melhor é tomá-lo alguns minutos depois das refeições, pois ajudará a dissolver alguns alimentos que não foram processados corretamente.

4. Antioxidante

Apesar de seus efeitos ácidos no sistema digestivo, os polifenóis presentes no café o transformam em um poderoso antioxidante, auxiliando na limpeza do sangue das toxinas e metais pesados, com efeitos antienvelhecimentos.

5. Vasodilatador

O café pode ser usado por pessoas que sofrem de problemas de pressão baixa e até mesmo depressão. Porém, nesses casos, seu uso deve ser regulado por um profissional da saúde, já que será administrado como medicamento.

É importante ressaltar que, mesmo com tantos benefícios, o café deve ser consumido com cautela. O abuso da bebida pode reduzir a capacidade de concentração, provocar alucinações nervosas e até mesmo reduzir a fertilidade. Mulheres grávidas, por exemplo, devem consumir, no máximo, duas xícaras por dia ou evitar completamente a bebida.

 

O post 5 efeitos terapêuticos do café apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

20 de dezembro de 2018 19:25

238 visualizações, 0 hoje