Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

A Criação de Escargots

A Criação de Escargots, DESTAQUES 4 de novembro de 2018

A Criação de Escargots

Embora muitas pessoas acreditem que a criação de escargots seja uma atividade moderna, ela já existe há mais de 2.000 anos, pois há evidências desse tipo de criação, 300 anos antes do nascimento de Cristo. O consumo deste animal, porém, é muito mais antigo, provavelmente desde os primórdios da humanidade, como comprovam os achados arqueológicos de montes de cascas ou conchas, em cavernas dos homens pré-históricos.

Três séculos antes de Cristo, Aristóteles, além de escrever sobre os escargots e descrevê-los muito bem, ainda descreve um instrumento ou talher terminado por uma ponta e que pode ser considerado o “ancestral” do atual garfo especial para comer escargots.

A criação racional de escargots é denominada helicicultura, palavra derivada de Helix, ou seja, do gênero dos escargots criados atualmente em cativeiro. Heliário é o conjunto do terreno e de todas as instalações necessárias para a sua criação.

Durante muitos anos, as criações de escargots no Brasil eram feitas apenas por esporte ou hobby. Com o passar do tempo e o aumento da demanda por esse tipo muito específico e caro de carne, foram surgindo as criações comerciais, que são uma grande realidade nos dias de hoje. Os principais produtores, no Brasil, são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Além de atividade industrial e comercial, o escargot e sua criação passaram a ser alvos de pesquisas e estudos por parte de médicos veterinários, profissionais da área de zootecnia, biologia e etc.

A criação de escargots é uma atividade relativamente simples, que exige um investimento inicial pequeno, que não demanda grandes instalações e áreas, além de poder ser feita em praticamente qualquer lugar, desde que obedecidos alguns procedimentos para garantir o bom desenvolvimento dos animais.

O valor de mercado da carne de escargot é, atualmente, seu maior atrativo. Apesar do Brasil não ser um consumidor tradicional desta carne, existe uma grande demanda por ela. Além disso, o mercado externo é ávido por esse tipo de carne e o Brasil acaba tornado-se até mesmo exportador.

Quando um empreendedor decide iniciar uma criação, deve estabelecer seu plano de ação, determinando qual irá ser o montante de capital a ser investido, quais as metas de produção a serem atingidas, quais as técnicas ou canais para a comercialização, a escolha do lugar onde será instalada a criação, qual o tipo de instalação mais adequada e montar um cronograma de operação, determinando, inclusive, uma previsão para a expansão do negócio.

O post A Criação de Escargots apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

126 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café