Café com óleo de coco – para que serve e quem pode tomar?

Café com óleo de coco – para que serve e quem pode tomar?

A mistura já é famosa entre as celebridades e está ganhando o cardápio de muita gente por aí, mas, afinal para que serve o tal do café com óleo de coco? Se você ainda não sabe, essa receita é potente quando o assunto é aumentar a energia, os níveis de atenção, melhorar a atividade intestinal e, claro, o desempenho físico durante os exercícios. De quebra, há quem diga ainda que ela ajuda a emagrecer.

Mas, quem popularizou a receitinha não foi nem modelo fitness e nem atleta. A primeira pessoa a falar em café com óleo de coco foi o americano Dave Asprey, um investidor em tecnologia do Vale do Silício. Ele passou a substituir o café da manhã pelo café turbinado e se sentia muito bem.

Asprey chamou a mistura de “bulletproof coffee” ou “café à prova de balas” e garantiu que ela melhora o desempenho do cérebro. A diferença é que na receita do americano vai também um pouquinho de manteiga.

Com o tempo, os resultados positivos da bebida foram realmente se comprovando e ela passou a ser bastante consumida em dietas com baixo consumo de carboidratos e de alto consumo de gorduras. Mas, claro, como um complemento ou pré-treino, não como substituto de uma refeição inteira, como prega Asprey.

Quem pode tomar café com óleo de coco?

Agora, se você está se perguntando que você também pode tomar a bebida, a resposta não é tão exata assim. De acordo com especialistas, o café com óleo de coco é excelente para quem mantém hábitos alimentares equilibrados e pratica atividades físicas. Isso porque fornece energia instantaneamente e ajuda a preservar a massa magra.

Por outro lado, o óleo de coco não deixa de ser uma gordura, além de ser também um ácido láurico. Isso significa que pessoas acima do peso, sedentárias ou com histórico de colesterol alto devem evitar seu consumo em excesso (ou consumi-lo sob recomendação médica), já que esse ácido não é totalmente oxidado pelo fígado.

Outro grupo de pessoas que não deve se render ao café com óleo de coco são aquelas que sofrem com gastrite, já que a mistura pode aumentar a irritabilidade do estômago. Ela também não é indicada a quem sofre com ou hipoglicemia.

Sobre a forma de consumir o óleo de coco, os nutricionistas recomendam que ele deve entrar no consumo diário das pessoas substituindo algum item parecido já que existe na alimentação. Isso porque, se consumido arbitrariamente, ao invés de estimular o emagrecimento, o óleo de coco pode engordar. Aliás, uma só colher de sopa dele chega a 90 calorias.

Quando tomar?

Com relação à frequência do consumo, o recomendado é apenas uma vez ao dia, de preferência no café da manhã. Nesse horário, a bebida, que acelera o metabolismo, ajuda a manter o foco e ter melhor desempenho nas atividades ao longo do dia. Mas, as famosas também costumam consumi-la antes do treino.

Os especialistas só recomendam que o café com óleo de coco seja evitado à noite, pois pode causar insônia. A bebida também não deve ser consumida mais de uma vez por dia, já que pode causar desequilíbrio intestinal.

Como fazer café com óleo de coco?

Agora se você está com a saúde em dia, malha regularmente e quer acelerar seu metabolismo para conseguir melhores resultados, a receita do café com óleo de coco está logo abaixo. Ela é bem simples de fazer e, segundo comentários na internet, fica com um leve sabor do óleo, além da textura levemente oleosa. Entretanto, são poucas as pessoas que se incomodam com isso.

Para fazer a misturinha você vai precisar apenas adicionar uma ou duas colheres (rasas) de sopa de óleo de coco a uma xícara de café (200 ml). Depois é só misturar bem. Algumas pessoas usam até mesmo um mixer para que o óleo se misture o máximo possível ao café.

A receita não deve ser adoçada, já que a função não é degustar, mas usá-la como termogênico. Nem mesmo o adoçante deve ser usado.

A mistura pode ser consumida quente ou fria.

E aí, fácil, não? Porém, mais uma vez, recomendamos que você procure ajuda especializada antes de se render a essa moda. Combinado?

O post Café com óleo de coco – para que serve e quem pode tomar? apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

1 de dezembro de 2018 14:18

244 visualizações, 0 hoje