Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Criação de coelhos em galpões

Criação de coelhos em galpões, DESTAQUES 14 de outubro de 2018

Criação de coelhos em galpões

Criar coelhos em galpões, utilizando gaiolas de arame, é a melhor maneira de desenvolver uma criação eficiente, comercial ou industrialmente. O único inconveniente ou desvantagem do galpão sobre a criação ao ar livre é o investimento inicial, que é mais elevado.

É preciso notar, porém, que não há necessidade de o galpão ser de construção cara ou luxuosa, podendo ser simples e rústico, desde que abrigue as gaiolas, protegendo os coelhos do sol, calor, chuva e dos ventos.

Sua cobertura pode ser de telhas de barro tipo “francês”, chapas de amianto ou fibrocimento. Existem criadores que utilizam, também, coberturas de palha, devido ao baixo custo, mas esta alternativa não é recomendável, devido ao perigo de incêndio e à dificuldade de desinfecção e desinfestação. Quanto ao madeiramento, pode ser aparelhado ou roliço.

O galpão pode ser aberto ou fechado com telas ou paredes que vão de 1m a 1,80m de altura, dependendo das condições locais. É aconselhável ter sempre uma cortina para fechar o galpão em dias muito frios, chuvosos ou de muito vento. As colunas de sustentação podem ser de madeira, cimento ou tijolos. Já os alicerces, para maior segurança, devem ser de cimento e pedra.

Pisos e corredores

Podem ser de terra, cimento, ladrilhos e até madeira. No entanto, o mais aconselhável é que, debaixo das gaiolas, seja de terra e somente nos corredores seja de cimento, com 70 a 80cm de largura. Fazer todo o piso de cimento, mesmo que seja lavado duas ou três vezes por dia, ainda “dá cheiro”.

O piso de terra embaixo da gaiola permite que os excrementos sejam aí acumulados até um ou dois anos, sem que haja mal cheiro ou o aparecimento de moscas, como já tivemos observado.

Portas

As portas podem ser de madeira ou tela e devem ter uma largura suficiente para a passagem de pessoas, carrinhos, engradados ou outros materiais necessários ao manejo.

Temperatura

No Brasil, a construção de galpões deve obedecer a determinados requisitos, principalmente com o objetivo de proteger os coelhos do calor excessivo. Assim sendo, devemos observar o seguinte:

– construir galpões abertos, total ou parcialmente, bem arejados e ventilados, mas protegidos do sol, ventos ou chuvas;

– caiar o telhado de branco, para que os raios solares que sobre ele incidam, sejam refletidos e não absorvidos, o que aumentaria a temperatura do galpão.

A temperatura interna está intimamente ligada à ventilação: no inverno, para eliminar a umidade e no verão, para manter a temperatura dentro de certos limites. Além disso, o objetivo é proporcionar aos coelhos um ar puro e eliminar o ar viciado, mas sem provocar correntes, que são prejudiciais.

A ventilação do galpão pode ser natural ou artificial mas, no Brasil, a primeira é adequada para quase todas as regiões. A ventilação artificial apresenta o inconveniente do alto custo, pois é necessário que se instale no galpão exaustores ou outros aparelhos. Quando necessário, um lanternim no telhado pode resolver o problema de ventilação.

O post Criação de coelhos em galpões apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

170 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café