Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Postura dos ovos dos escargots

DESTAQUES, Postura dos ovos dos escargots 5 de novembro de 2018

Postura dos ovos dos escargots

A postura dos ovos dos escargots se realiza 10 a 30 dias de pois do acasalamento. Quando vai chegando a hora, o escargot procura um lugar fresco, úmido mas não encharcado e com uma terra que não seja, de preferência, nem muito mole, nem muito dura, para facilitar a construção do seu ninho.

Depois, com a parte anterior do pé, começa a escavar um buraco no chão, medindo de 6 a 8cm de profundidade, com uma câmara de 4cm de diâmetro e com uma saída mais estreita, isto quando se trata do Helix pomatia ou Bourgogne. Já o Helix aspersa ou Petit gris faz o seu ninho com 3 a 4cm.

Esse ninho é feito, em geral, em locais sombrios e úmidos, mas com um certo grau de calor, debaixo de folhas e ramos, entre raízes, embaixo de árvores, etc. e onde, logo que saem dos ovos, após a eclosão, os escargots recém-nascidos possam, sem dificuldade, encontrar os alimentos de que necessitam. Terminada a construção do ninho, o Helix pomatia introduz a maior parte possível da região anterior do seu pé, e o mais profundo possível, dentro do ninho. Sua postura começa logo depois e os ovos são postos a intervalos de 5 a 10 minutos.

Helix pomatia põe de 30 a 60 ovos arredondados, medindo 6mm de diâmetro. A postura pode durar de 20 a 40 horas, dependendo do número de ovos produzidos.

Terminada a postura, o escargot se recolhe à sua concha, para descansar durante mais ou menos meia hora. Depois disso, tampa o buraco do ninho com detritos e terra para protegê-lo e fica por perto. Após algumas horas, vai embora, abandonando o ninho e os seus ovos à própria sorte.

Helix aspersa, como já foi mencionado, faz um buraco menor, de 3 a 4cm de profundidade e, às vezes, nem isso, fazendo a sua postura debaixo de folhas de ramos ou de pedras. Sua produção é de 80 a 120 ovos e até mesmo 200, em uma única postura. Os seus ovos medem 4mm de diâmetro.

Quando vai começar a postura, o escargot se ajeita e começa a expelir os ovos, um a um, atapetando o fundo do ninho e formando, muitas vezes, uma verdadeira bola de ovos com uma cobertura ou camada gelatinosa. Não nos devemos esquecer de que a posição do escargot, para a postura, é totalmente diferente da posição em que ficam aves e as tartarugas, por exemplo, e outros animais superiores pois o orifício ou poro genital, pelo qual saem os ovos, fica situado na região anterior do seu corpo, bem próximo à sua cabeça e não extremidade posterior do corpo, como nos animais citados anteriormente.

O índice dos animais em postura, no Helix aspersa, atinge 61% dos reprodutores, enquanto que o número de posturas, em relação ao número de reprodutores é de 0,72, segundo H. Chevallier, na França.

O post Postura dos ovos dos escargots apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

105 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café